12
abr
2013
Roupas esportivas podem vir do Peixe-Bruxa
Postado por: | Categorias: Dicas, Look Tend

Com mais de 500 milhões de anos de existência nas águas profundas do oceano o Peixe-Bruxa ou Myxini (do grego, myxa, muco) pode acrescentar muito para o mercado de moda.

Os cientistas do Canadá pretendem desenvolver um tecido utilizando o muco desse animal, que já são capturados para alimentação e uso de sua pele na fabricação de couro. Segundo a BBC, a intensão é produção de roupas esportivas e  coletes de proteção. O mundo fitness agradece!

O animal em sua autodefesa tem a liberação de uma substância leitosa, composta de uma substância viscosa e fibras. Em contato com a água do mar a substância se expande e gera grande quantidade de muco translúcido, composto por fortes fibras elásticas. As fibras depois de esticadas e secas se tornam sedosas.

Peixe-Bruxa

Foto BBC

“Uma das justificativas é encontrar alternativas às fibras sintéticas produzidas a partir do petróleo, uma fonte não-renovável, como o nylon, lycra ou o spandex. Mas a reprodução do peixe-bruxa em cativeiro é difícil, e pouco se sabe sobre o assunto. Por isso, cientistas esperam reproduzir artificialmente as proteínas que são encontradas no muco do peixe-bruxa em laboratório.

O discurso ambiental de encontrar em animais uma fonte renovável para a produção de tecidos é completamente desalinhado com a ética e os direitos animais. Ao invés de investir em materiais de origem animal, os estudiosos deveriam voltar suas pesquisas a materiais que não envolvessem seres sencientes”

Foto: BBC

Foto: BBC

Fonte: Anda