15
abr
2014
Home Cinema, espaço para reunir a família
Postado por: | Categorias: Dicas, Eventos

.

Campinas Decor contará com ambiente que alia conforto, tecnologia e conteúdo. Mostra de Cinema apresentará filmes com comentários sobre a moda da época em que eles se passam

Sempre preocupadas em inovar, a arquiteta Roseana Monteiro e a designer de interiores Vani Mazoni estão presentes no Campinas Decor 2014 com um grande desafio em mãos: montar um dos ambientes mais esperados da exposição, o Home Cinema.

A vontade de mostrar algo inédito e que agregue a quem visita o evento faz parte do perfil das duas profissionais, que começaram a pensar no projeto já com obstáculos pela frente: quatro blocos estruturais aparentes, cerca de 50 cm acima do piso, que não podiam ser retirados para não afetar a estrutura da obra; vigas aparentes de 32 cm no teto e pé direito muito baixo, dificultando a passagem do cabeamento de som e iluminação. A partir daí, iniciou-se a busca de como melhor ocultá-los, sempre de forma criativa, elegante e aproveitando a altura para criar degraus e laterais de apoio em mármore.

“Quando chegamos ao ambiente reservado para o Home, percebemos que o projeto teria, mais do que nunca, que aproveitar espaços. Mesmo com os blocos no meio do caminho e o ambiente sendo comprido e estreito, com pé direito baixo, procuramos otimizar da melhor forma possível. E não é que acabou dando certo?”, comenta Roseana.

Como ponto de partida, as profissionais pensaram em fugir das cores tradicionais usadas num projeto de Home, como o bege com preto ou marrom. Elas optaram, portanto, em mesclar tons de azul com areia e amadeirado, colocando padrões de tecidos mais clássicos como o Príncipe de Gales e Pied Poule. E também procuraram explorar mistura de texturas para um resultado mais intimista.

O projeto em detalhes

O Home Cinema destaca toda a tecnologia e o conforto a que se propõe. Logo que os visitantes chegarem ao espaço, vão encontrar uma parede divisória que remete ao hall de entrada dos cinemas, com direito a bomboniére, pipoqueira e frigobar.

A tela de 100 polegadas remete às telas de cinema e receberá imagens de um projetor de última geração que pode ser chamado de “Ferrari dos projetores”. Já o equipamento de som e vídeo fica acomodado dentro de um armário técnico que não deixa nenhum aparelho aparente, podendo ser controlado por meio de um tablet.  E como todo ambiente que conta com o som como aliado, o Home possui espuma acústica no teto para melhorar a qualidade do som.

A iluminação é resultado de um projeto luminotécnico bem elaborado para que o ambiente não receba muito calor das lâmpadas. A opção foi por fitas de LED contornando os painéis, além de lâmpadas halógenas para criar focos de interesse e ressaltar os materiais empregados.

O sofá maior, que fica ao fundo, tem todos os assentos retráteis e encostos que regulam a inclinação, com tecido macio ao toque; e o menor tem assento que se movimenta com controle remoto e é revestido com tecido padrão Príncipe de Gales. Já as poltronas italianas levam couro azul marinho e são confortáveis e ergonômicas.

As paredes receberam pintura especial que simula aço corten (placas de aço que simulam efeito enferrujado) e torna o ambiente mais aconchegante.

O mármore Exótico Lumix foi usado em uma grande bancada em “L” e é responsável por acabar com a preocupação de onde colocar os copos e guloseimas, já que é impermeabilizado e de fácil higienização, mantendo-se por muitos anos com seu aspecto natural. Por possuir uma grande quantidade de cristais e material fóssil, o ambiente tem um aspecto sofisticado e único.

O piso recebe um carpete especial Beaulieu Sensation Sorbet, que melhora a acústica do espaço, trazendo conforto e aconchego, e é produzido com material que não permite a propagação do fogo. Na área de maior circulação o piso usado foi o laminado.

Para finalizar, o espaço conta com um trabalho diferenciado de comunicação visual, com um painel de fotos de plateia de cinema ao fundo, criando um efeito de continuidade e profundidade. Outro detalhe que merece destaque é o cão em adesivagem com efeito 3D para dar um toque leve, divertido e descontraído ao Home.

Todos estes itens foram muito bem arrematados pela temperatura agradável do espaço, que não tem nenhuma janela e recebeu dois aparelhos de ar condicionado espelhados, de última geração, com design moderno e arrojado.

Sessão pipoca

Além de todo o cuidado para preparar o ambiente, as profissionais ainda pensaram em como aproveitar melhor o período de exposição não só dando boas ideias para quem vai montar sua casa ou melhorar seu home, mas também levando cultura aos visitantes.

Haverá exibição de filmes pré-selecionados para convidados dentro da Mostra de Cinema Campinas Decor 2014 e com direito a pipoca feita na hora. Durante um dia nas semanas em que o Campinas Decor acontece, serão promovidas sessões de cinema relacionando o filme à moda da época em que o mesmo se passa.

Como curador da mostra, as profissionais convidaram o jornalista e produtor de moda Jorge Marcelo Oliveira, editor do site Mondo Moda e profundo conhecedor do assunto. “Pensamos em passar algo diferente do que apenas o conforto do ambiente. Quem não gosta de uma sessão de cinema com pipoca e ainda aprender um pouco sobre moda?”, comenta Vani.

As mostras serão às terças , a partir das 19h30 com vagas limitadas.

 

Sobre as profissionais

Roseana Monteiro – formada pela PUC Campinas, atua na área desde 1978, já foi docentede cursos de Luminotécnica Básica no Senac. Participa sempre de simpósios, congressos e cursos de aperfeiçoamento na área de arquitetura e design de inteirores. Já participou de diversas mostras de decoração na região, sendo este seu 17º ano no Campinas Decor. 

Vani Mazoni – formada em Design de Interiores pela Arquitec, possui vários cursos complementares de História da Arte, História do mobiliário, Design de móveis exclusivos e personalizados e iluminação. Também participou de diversas mostras e esse é o seu 10º ano no Campinas Decor.

Vani e Roseana

Lista de fornecedores do espaço Home Cinema:

  1. Opera Prima – equipamento cine e vídeo e automação
  1. Evivva Bertolini – Marcenaria
  1. Mobiliário: Única Decor
  1. Iluminação: Vertz
  1. Pisos: Revesti Decor (carpete e piso laminado)
  1. Tintas: Casa Diamante e Zin Cruz
  1. Outros revestimentos: Pintura Aço Corten – Espaço Zin Cruz (pinturas especiais)
  1. Artigos de decoração: L’interieur
  1. Comunicação Visual: Design Fix
  1. Criação Gráfica: publicitário Ancelmo Vancetto
  1. Sistema de Ar: Dobefrio
  1. Cortinas e Almofadas: Argos Indoor
  1. Tecidos: Karlthaís
  1. Bancada de Mármore: Marmoraria Casarin
  1. Tablado do piso: Marcenaria Karioca
  1. Mão de obra específica: Elétrica, Pintura Artesanal imitando Aço Corten

 

Serviço

Campinas Decor 2014
Data: 25/04 – 15/06
Horário: de 3ª à 6ªfeira das 14h às 22h
Sábados e domingos e feriados das 12h às 22h
Endereço: Rua Doutor João Alves dos Santos – Casarão Jd. Das Paineiras