4
dez
2014
Shopping Hortolândia sedia 1º Desfile de Moda Inclusiva
Postado por: | Categorias: Desfiles de moda, Eventos, Projetos

.

O objetivo é conscientizar sobre a necessidade de oferecer roupas adaptadas às pessoas que tenham alguma deficiência 

Na semana em que é lembrado o Dia Internacional da Luta das Pessoas Com Deficiência, 3 de dezembro, o Shopping Hortolândia sedia o 1º Desfile de Moda Inclusiva da cidade. Será nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, a partir das 20h, no 1º piso. O evento faz parte da Virada Inclusiva realizada pela prefeitura.

Na passarela, 20 modelos irão desfilar roupas adaptadas para pessoas com algum tipo de deficiência. A Chefe de Setor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Elaine Gombrade, destaca a função integradora da programação. Dos 20 modelos, 13 têm algum tipo de deficiência. “Mas também teremos voluntários que não têm deficiência porque a proposta é integrar todos os públicos numa mesma atividade”, comenta.

Lojistas do Shopping Hortolândia doaram roupas para serem adaptadas. As mudanças foram feitas pela estilista Sanna Hetzl, que também vai estar no desfile. As alterações nas roupas são simples, mas fazem toda a diferença para as pessoas que têm alguma deficiência. Botões e zíper dão lugar ao velcro que é muito mais fácil de ser manuseado por quem tem alguma dificuldade motora, por exemplo.

 “Uma das peças é um vestido plissado, usado por uma menina que é deficiente visual. Fizemos um bordado na gola, onde está escrito ‘frente’ em braile. Para quem vê o bordado, é só um detalhe. Mas para a menina, é uma referência de como vestir a peça”, exemplifica Sanna.

sanna

Um dos objetivos do desfile é despertar a conscientização sobre a necessidade de se criar e comercializar peças adaptadas às pessoas que têm alguma necessidade especial. Hortolândia tem cerca de 13 mil pessoas com alguma deficiência.

Serviço:
1º Desfile de Moda Inclusiva
Dia: 5 de dezembro
Horário: a partir das 20h, no primeiro piso.
Shopping Hortolândia –  Rua José Camilo de Camargo, nº5 – Centro.

 

Mais informações:
ImPauta Comunicação

Ivone Moreira
19 9 9888 1804
19 4112 0033