21
jul
2015
No dia do Crème Brûlée conheça a versão do doce feita com avelãs
Postado por: | Categorias: Comer e Beber

.

Chef Mateus Matana da Maria Antonieta Campinas ensina a receita inovadora para celebrar a data

Creme_Brulee_2

Dia 21 de julho é o dia do Crème Brûlée. A tradicional receita francesa que ganhou o paladar dos brasileiros e também faz bastante sucesso por aqui. E para celebrar a data em grande estilo, que tal preparar uma versão diferente do quitute?

A criação, de autoria do chef pâtissieur Mateus Matana, é feita com avelãs, o que confere um sabor bem interessante à sobremesa. “Nessa versão o acréscimo das avelãs, que são misturadas a baunilha, torna o sabor menos adocicado do que a receita tradicional, e isso costuma agradar os clientes”, comenta o chef e proprietário da boulangerie e pâtisserie Maria Antonieta, em Campinas.

Creme_Brulee_1Confira a seguir o passo a passo da receita:

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 30 min
Ingredientes:
Creme
1/3xíc. (50g) Creme de Leite Fresco
1 Gema
1/3xíc. (80g) Chocolate Branco
2 col.(chá) Pasta de Avelã

Finalização
2 col. (chá) Açúcar Cristal
Q.b. Avelã sem Casca e sem Pele

Modo de preparo: Em uma panela, coloque o creme de leite e as gemas e ir mexendo com um fouet até que a mistura ferva. Desligue o fogo, acrescente o chocolate e a pasta de avelã, mexendo, até que a mistura fique homogênea. Despeje o creme em um recipiente de cerâmica ou porcelana, cubra com plástico filme e mantenha em geladeira até que o creme fique gelado. Quando for servir, despeje o açúcar por cima e com um maçarico de cozinha, a uma distância segurança, queime o açúcar até ele formar uma casquinha marrom sobre o creme. Não pode deixar que o açúcar fique preto, pois estará queimado. Decore com avelã.

Serviço:
Maria Antonieta boulangerie e pâtisserie
R. Cel. Quirino, 1239 – Cambuí, Campinas – SP
Tel: 19 3368.1239
comercial@mariaantonietacampinas.com.br
@mariaantonietacampinas