16
set
2015
Shopping Valinhos realiza exposição fotográfica sobre surdos
Postado por: | Categorias: Dicas

.

Fotografias retratam sinais em Libras que representam sentimentos e emoções

InclusaoSocial

Para comemorar o Setembro Azul e o Dia do Surdo, em 26 de setembro, o Shopping Valinhos realiza, de 15 a 30 de setembro, a exposição fotográfica Retratos de uma Língua. Através dos registros, de autoria do fotógrafo Robson Trindade, os visitantes vão conhecer sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que representam vários tipos de emoções e sentimentos, como Esperança, Amor, Respeito e Ética. As fotos foram feitas em estúdio e têm como personagens duas professoras inseridas na cultura surda, que o ajudaram a compor o trabalho.

“Nós queríamos fazer uma exposição que valorizasse de forma concreta algum tipo de inclusão”, comenta Trindade. O fotógrafo vivencia de perto o mundo dos surdos, já que sua esposa, Doani Emanuela Bertan, uma das personagens da exposição, é professora de alunos surdos.  Ao lado dela, está a também professora de Libras Luciana Aguera Rosa. No total, são 20 fotografias e cerca de 35 sinais.

O coordenador de Marketing do Shopping Valinhos, Rhuann Destro, destaca que o mês de setembro é muito especial para a comunidade surda, já que são realizados diversos eventos em razão do Dia do Surdo. “Nós, do Shopping Valinhos, queríamos, de alguma forma, ajudar a divulgar esta data e a difundir a língua de sinais.  É muito importante que a sociedade, de forma geral, tenha conhecimento sobre esta língua, que permite uma melhor comunicação com os surdos e, consequentemente, a inclusão deles”, explica Destro. “O mês de setembro é um marco dos direitos culturais e linguísticos para os surdos”, completa o coordenador de Marketing.

Liberdade (1)

O dia 26 de setembro é considerado o Dia do Surdo porque, nesta data, em 1857, foi criada a primeira Escola de Surdos do Brasil, no Rio de Janeiro. Também no mês de setembro, dia 30, é comemorado o Dia Internacional dos Surdos. A data foi escolhida em virtude do Congresso de Milão, que ocorreu em setembro de 1880, quando foi determinada a proibição do uso da Língua de Sinais na educação dos surdos, um triste marco para esta comunidade.

Mas esta realidade está mudando. Em 2002, os surdos conquistaram o reconhecimento nacional sobre a LIBRAS, que passou a ser uma língua natural no Brasil e considerada a primeira língua dos surdos. A Língua Portuguesa é a segunda. Essas conquistas estão na Lei 10.436 /2002 e no Decreto 5.626/2005.

SERVIÇO:
Exposição fotográfica Retratos de uma Língua
15 a 30 de setembro
Shopping Valinhos – Rua Paiquerê, 200

Informações à imprensa – ImPauta Comunicação – (19) 99284-1970